Distribuidor de "O Artista" recebe Legião de Honra francesa
Weinstein, acompanhado pela mulher, recebeu a distinção no gabinete presidencial no Palácio do Eliseu, em Paris, indicaram fontes oficiais.
A presidência francesa referiu que a atribuição da condecoração ao empresário de Hollywood foi planeada antes da consagração do filme francês nos prémios da Academia norte-americana em finais de fevereiro, onde conquistou cinco "Óscares", incluindo o prémio para Melhor Filme.
Após a estreia de "O Artista", em maio de 2011, no Festival de Cannes (França), onde arrebatou a crítica, Weinstein adquiriu os direitos de distribuição para o mercado norte-americano e conseguiu tornar o filme num sucesso internacional.
O realizador do filme, o também premiado Michel Hazanavicius, afirmou na terça-feira estar um bocado desconfortável com a possibilidade de participar num almoço oferecido por Sarkozy, que vai tentar a reeleição nas eleições presidenciais francesas em maio próximo, ao elenco e equipa do filme.
"Encontrámos uma boa solução", disse o realizador, em declarações ao canal BFMTV.
"Vamos comer com o presidente e depois vamos ver o outro candidato, [o socialista] Francois Hollande", referiu Hazanavicius.
Weinstein, de 59 anos, cofundador da distribuidora Miramax Films, conseguiu ver, pelo segundo ano consecutivo, o seu trabalho consagrado com vários prémios internacionais.
No ano passado, Weinstein foi responsável pela distribuição do filme "O Discurso do Rei", que arrecadou os "Óscares" para melhor filme, melhor realizador, melhor protagonista masculino e melhor argumento original.